No ar: ...

...

AVALIAÇÃO DO MERCADO AUTOMOTIVO - JULHO 2025 SINCODIV FENABRAVE RS

Publicada em: 11/08/2025 00:01 - Notícias

O mercado de veículos no Rio Grande do Sul registrou em julho de 2025 um crescimento significativo de 23,06% em relação a junho, totalizando 16.466 emplacamentos, de acordo com dados do Sincodiv/Fenabrave-RS. Apesar do fôlego no comparativo mensal, o desempenho acumulado do ano apresenta um cenário de baixa participação nacional. No comparativo entre julho de 2025 e julho de 2024, o Rio Grande do Sul registrou uma queda de 15,67% nos volumes totais, contrastando com o crescimento de 9,13% no Brasil. “Este comparativo com julho do ano passado acaba sendo prejudicado pelo número de indenizações de seguros relacionadas à enchente de 2024, que gerou uma troca não programada de veículos. Importante destacar que julho foi o primeiro mês do ano em que contabilizamos mais de 16 mil unidades comercializadas”, diz o presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, Jefferson Fürstenau. Com isso, o estado ocupa hoje a 9ª colocação no ranking nacional, com apenas 3,7% de participação, o menor índice já registrado na série histórica da entidade. “Temos um setor altamente qualificado, comprometido com a mobilidade e com o desenvolvimento regional, mas enfrentamos entraves que comprometem nossa competitividade, como burocracias locais, incertezas econômicas e dificuldades de acesso a crédito. É fundamental que o Rio Grande do Sul avance na desburocratização e promova políticas que incentivem a retomada do setor”, afirma o presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, Jefferson Fürstenau.

DESEMPENHO POR SEGMENTO –

RS AUTOS E COMERCIAIS LEVES O segmento de automóveis cresceu 26,59% em julho na comparação com junho, com 9.027 unidades emplacadas. Os comerciais leves também tiveram alta de 21,15%, somando 2.051 unidades. O resultado é positivo no mês, porém no acumulado o índice não é tão expressivo: o acumulado de 2025 registra alta de 3,29% em autos e 5,46% em comerciais leves frente ao mesmo período de 2024. O RS ocupa hoje a 5ª colocação nacional em autos e a 6ª em comerciais leves.

CAMINHÕES Com 728 emplacamentos em julho, o setor de caminhões cresceu 21,94% sobre junho e acumula alta de 4,82% no ano. O resultado reflete uma leve retomada, apesar da pressão dos custos logísticos e da exigência de vistoria presencial para veículos zero no RS, o que tem gerado entraves operacionais. O Sincodiv/Fenabrave-RS tem atuado junto ao Detran-RS e à Casa Civil para viabilizar a dispensa da vistoria física para todos os segmentos e que auxiliaria em muito o setor de pesados. O RS é o 5º maior mercado de caminhões do Brasil.

ÔNIBUS O segmento de ônibus apresentou o maior recuo percentual do mês: queda de 28,89% em julho em relação a junho. Apesar disso, o acumulado do ano aponta alta de 42,76%, em virtude de compras institucionais e programas públicos de renovação de frota. A sazonalidade das aquisições, no entanto, exige cautela. O estado ocupa a 6ª colocação nacional no segmento.

MOTOCICLETAS Com 3.066 unidades emplacadas em julho, as motos cresceram 18,52% sobre junho, mas ainda enfrentam retração anual: queda de 0,76% no acumulado de 2025 frente a 2024. O RS é hoje apenas o 19º mercado de motocicletas do país.

IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS O setor de implementos rodoviários também apresentou recuperação em julho, com alta de 22,86% frente ao mês anterior. No entanto, o acumulado de 2025 registra queda de 3,58% nas vendas, reflexo direto das dificuldades nas linhas de crédito. Apesar do cenário desafiador, o RS mantém a 4ª colocação nacional neste segmento, principalmente por sediar um número expressivo de indústrias do setor. Enquanto o Brasil acumula alta de 7,33% em 2025, o Rio Grande do Sul cresceu apenas 4,08%, e perdeu espaço no mercado nacional. “Há uma década, o Rio Grande do Sul representava 5,1% das vendas nacionais de veículos. Em 2020, essa participação caiu para 4,9%. Agora, em 2025, chegamos a apenas 3,7% – a menor já registrada – sendo superados por estados com população e frota menores que a nossa. É um sinal claro de perda de competitividade e da urgência em modernizar processos, reduzir burocracias e melhorar o ambiente de negócios no estado.”— finaliza o presidente Jefferson.

Assessoria de Comunicação: Karen Cunha – 51-984121305

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...